Segurança no transporte de objetos
O envio de mercadorias perigosas e proibidas através dos Correios é ilegal. Para segurança de todos, essas mercadorias são retidas pelas autoridades, como Alfândegas e ou as Agências de Proteção das Fronteiras.
Essas mercadorias incluem:
Objetos falsificados ou pirateados
As mercadorias falsificadas ou pirateadas, violam os direitos de propriedade intelectual e constituem um crime econômico. Os Correios e a Alfândega trabalham juntos para suspender o transporte destes objetos através das fronteiras.
A contrafação viola os direitos autorais e constitui um delito econômico. Além disso, produtos como medicamentos falsificados apresentam sérios riscos à saúde, podendo, em alguns casos, provocar a morte.
Os Correios de Cabo Verde colaboram com as autoridades aduaneiras na prevenção do transporte de mercadorias falsificadas e pirateadas, na rede postal.
Objetos falsificados ou pirateados são:
Líquidos e produtos inflamáveis
Qualquer encomenda que contenha líquidos e produtos inflamáveis poderão ser apreendida e destruída.
Uma encomenda que contém objeto proibido será tratada de acordo com a legislação nacional do país de destino e poderá ser destruída. Além disso não poderá reclamar indenização.
Os produtos inflamáveis, líquidos e sólidos, assim como gases comprimidos, explosivos, materiais radioativos, carburantes, tóxicos, corrosivos e substâncias infecciosas, são considerados perigosos e apresentam riscos ao serem transportados por via aérea.
Líquidos e produtos inflamáveis são:
Objetos explosivos
Tais como fogo de artifício, aerossol e outros gases comprimidos, recargas de isqueiros, fósforos e outros produtos inflamáveis, bem como materiais corrosivos como o mercúrio. Mercadorias falsificadas e objetos pirateados são igualmente proibidos.
Objetos explosivos são:
Para os envios internacionais, utilizando transportes aéreos, devem ser observadas as seguintes recomendações: