CORONAVÍRUS

Quem Somos

"

Queremos voar cada vez mais longe para receber, transportar e entregar vossas emoções para onde quer que seja.

Esta é uma empresa centenária, com mais de 160 anos de serviço prestado ao povo das ilhas. A inauguração desta longa história corporativa começa a 2 de Janeiro de 1849, quando o Governador geral da Província de Cabo Verde mandou publicar no Boletim Oficial o Regulamento para o Serviço dos Correios das ilhas, regulamento que seria posteriormente retificado pela Portaria nº 170-A, de 1852. Com efeito, a Inspeção Geral dos Correios era da competência do Governador geral dos Correios do arquipélago e das Praças de Bissau.

 

Com a independência do país e da própria exigência de desenvolvimento, os Serviços Públicos dos Correios foram transformados numa empresa pública, em Julho de 1981, denominada de Empresa Pública dos Correios e Telecomunicações – Empresa Pública - CTT – EP. 

 

Em decorrência da abertura política nos anos noventa e da política da liberalização econômica dos anos foram separadas as atividades de telecomunicações das dos serviços postais, para que as das telecomunicações pudessem ser privatizadas. 

 

Foi então que, em 1995, deu-se a cisão dos CTT – EP em duas sociedades anônimas, passando a empresa do setor postal a designar-se por Correios de Cabo Verde, SARL – CCV e a do setor das telecomunicações em Cabo Verde Telecom, SARL.

 

Ao dotar os CCV do estatuto de sociedade anônima, pretendeu-se, desde logo, muni-la de mecanismos para uma gestão com um grande grau de autonomia de modo a fazer face aos desafios que eram já conhecidos nessa época. Os CCV passam a ter como objeto principal a exploração do serviço público de correios em todo o território nacional e a executar as convenções, acordos e regulamentos internacionais ligados à área dos correios. Tornou-se membro da UPU – União Postal Universal desde 30 de Setembro de 1976. 

Os Correios de Cabo Verde apresentam-se hoje com um total de 34 lojas e 3 postos de atendimento em todo o país e é, definitivamente, uma das empresas mais antigas do nosso país. 

Última atualização em 3 de Janeiro de 2020 às 10:54