Com o impacto que a digitalização tem vindo a ter sobre a forma como as populações comunicam, o core business dos operadores postais, nomeadamente o tráfego postal, tem vindo sofrer um decréscimo de volume a nível Global. Simultaneamente a digitalização tem tido um impacto positivo através do e-commerce, que tem despoletado o aumento substancial do volume de encomendas (maior valor acrescentado para os serviços postais do que o negócio postal). Em África, o efeito da digitalização tem sido uma redução do volume do negócio postal, sendo que o mesmo ainda não foi contrabalançado pelo aumento do volume de encomendas expeditas, isto devido a:
A diversificação do negócio e a captação de novas oportunidades, sem esquecer parcerias estratégicas e «inteligentes» a nível nacional e internacional, é para nós a única via para compensar a aceleração da queda do tráfego de correio tradicional. Um pouco por todo o mundo, a tendência do setor do Correio tem sido a de apostar fortemente na diversificação do negócio, para áreas adjacentes de atividade que permitam aos operadores postais alavancarem, nos seus ativos únicos, o necessário crescimento e sustentabilidade futura.
Ainda que 40% do volume de negócios dos CCV são provenientes do Setor Postal (Correios), a empresa já vem desenvolvendo novos projetos ligados à logística, nomeadamente, transporte de cargas inter-ilhas, procurando melhorar os seus indicadores de desempenho econômico-financeiro.
É necessário ir mais longe e ajustar a estrutura de custos fixos às necessidades de médio prazo, garantindo, no entanto, elevados padrões de qualidade operacional, cumprindo com as obrigações inerentes ao Contrato de Concessão do Serviço Postal Universal, preservando a proximidade à população e assegurando que os CCV se mantêm uma marca de confiança para os Cabo-verdianos. O desafio de reestruturação dos CCV plasmados no seu novel Plano de Negócio e Estratégico, visando alinha-lo aos novos tempos, irá requerer de todos muita dedicação, esforço, sacrifícios, recursos substanciais e determinação.
O Conselho de Administração agradece o Acionista Estado pela confiança e a todos os colaboradores e parceiros pelo engajamento, esforço, empenho e dedicação em tempos desafiantes.
O Presidente do Conselho de Administração,
Isidoro Mendes Gomes
Presidente: Eng. Isidoro Mendes Gomes
Administradora Executiva: Drª. Enilce Manuela Gomes Souto Fernandes
Administrador Executivo: Drº. Paulo Jorge Lopes Ferreira
Presidente: Drª. Indira Tatiana Rosa dos Santos
Secretária: Drª. Elisângela Levy
SMJ & Associados, Sociedade de Auditores Certificados, Lda, representado pelo Sr. Silves Jesus Correia Moreira, Auditor Certificado Nº 0033.