Os cidadãos portugueses recenseados em Cabo Verde (confirme através do link: https://www.recenseamento.pt/), em qualquer um dos Cadernos Eleitorais (Praia, Sal ou Mindelo), votam para a eleição de dois deputados à Assembleia da República pelo círculo eleitoral “Fora da Europa”. A maioria dos eleitores recenseados vota por correspondência. Nesta modalidade, a Administração Eleitoral portuguesa envia diretamente os boletins de voto para a morada dos cidadãos eleitores e estes votam e devolvem os boletins preenchidos, com todas as garantias de confidencialidade, por envelope com taxa pré-paga, sem quaisquer encargos para o/a eleitor/a. A Embaixada de Portugal não tem qualquer interferência no processo.
Pode consultar as instruções para voto em correspondência em https://www.portaldoeleitor.pt/pt/Noticias/Documents/AR%20-%202025/folheto_instrucoes_SGMAI_CNE_site.pdf. É obrigatório que o envelope seja emitido nos prazos previstos na lei eleitoral para que o seu voto seja contabilizado.
Caso ainda não tenha recebido o seu voto na morada associada ao seu Cartão de Cidadão, aconselha-se uma deslocação ao seu posto de correios local para verificar se o seu boletim de voto já chegou e o levantar. Para conferir a entrega do seu boletim de voto consulte o seguinte link: https://www.portaldoeleitor.pt/pt/Noticias/Pages/VOTO-VIA-POSTAL-2025.aspx?fbclid=IwY2xjawKGykpleHRuA2FlbQIxMAABHs-QfK-ga8aEt_uVgsBfFtGoAATKthUdOT6isBbYOO466PyrwliYx_3eCLTF_aem_6nmVipvqpGYqBMsZ09f5MA.